Arquivo Fotográfico de Botânica

O Arquivo Fotográfico de Botânica da Universidade de Coimbra, hoje salvaguardado no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, compõe-se de mais de 2.800 fotografias, situadas entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, estando organizadas em 10 séries e coleções:

▫         Fotografias diapositivas de Angola

▫         Documentário Africano

▫         Documentário da Missão 1929

▫         Documentário do Instituto

▫         Documentário Histórico

▫         Documentário da Vegetação Portuguesa

▫         Documentário Sem Interesse Botânico

▫         "Carte de visite" de Júlio Henriques

▫         Retratos

▫         Fotografias Pessoais e Familiares

 

As coleções mantêm a ordenação e a designação originais atribuídas pelo produtor, daí a maioria se intitular "Documentário".

As fotografias são em negativos em película (935 itens), diapositivos de vidro (823 itens) e provas de gelatina em cartão baritado (1.052 itens).

O trabalho arquivístico compreendeu a descrição ao nível do inventário e do item. O acesso à documentação/informação faz-se exclusivamente online através da plataforma ICA-AtoM, que inclui a descrição associada ao objeto digital.

Arquivos Pessoais e Familiares

No Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra, para além da documentação/informação produzida e recebida no âmbito das atividades de gestão, encontram-se igualmente o Arquivo Pessoal e Familiar do Visconde de Vila Maior (reitor da Universidade de Coimbra no século XIX.